Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Notícias
01/10/2012

Diocese de Leopoldina celebra posse de novo Bispo

Milhares de fiéis se reuniram em Leopoldina – MG, no último domingo (dia 30 de setembro), na quadra do Colégio Imaculada Conceição para a celebração da posse canônica de Dom José Eudes Campos do Nascimento. A cerimônia iniciou-se às 16 horas, contou com a presidência de Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, que após o canto de entrada e a saudação ao povo, convidou Dom José Eudes para assumir a Diocese de Leopoldina e a presidência da celebração. Estiveram presentes ainda, outros sete bispos e arcebispos, juntamente com Monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz que atuou como administrador da diocese no período de vacância, bem como numerosos sacerdotes, seminaristas, religiosos e religiosas, autoridades, representações de todos os movimentos, pastorais, amigos e familiares de Dom Eudes. Foi uma grande celebração onde o povo participou ativamente e festejou a chegada do seu novo bispo.

 

Quando nomeado, o então monsenhor José Eudes manifestou sua alegria em assumir esta nova missão. “É uma nova missão à frente da diocese de Leopoldina, nesse chamado que o Cristo faz, por isso escolhi justamente o lema: ‘Servo no amor’, para desempenhar esta missão junto ao presbitério e toda diocese. Rezo muito para que Deus me ajude a viver essa missão, e esse novo compromisso na vida da igreja”, disse o bispo eleito. Dom José sucede Dom Dario Campos ofm, que atualmente governa a diocese de Cachoeiro do Itapemirim.

 

Dom José Eudes é natural da cidade de Barbacena-MG, estudou filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino em Belo Horizonte e cursou  teologia no Seminário Arquidiocesano de Mariana. Foi ordenado sacerdote no ano de 1995, atuando em diversas paróquias da arquidiocese de Mariana e, antes de sua nomeação, trabalhou como pároco da paróquia Santa Efigênia em Ouro Preto – MG. Recebeu sua sagração episcopal no dia 15 de setembro das mãos de Dom Geraldo Lyrio Rochaarcebispo de Mariana, Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora e Dom Francisco Barroso Filho, bispo emérito de Oliveira.

 

A partir de sua posse, Dom Eudes exercerá, sob a intercessão do Imaculado Coração de Maria e de Santo Antônio Maria Claret, padroeiros da Igreja de Leopoldina, o tríplice múnus de ensinar, santificar e governar esta porção do povo de Deus a ele confiada, buscando configurar-se sempre mais ao Cristo Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas.

 

Colaboração: João Victor Melo Martins (Seminarista da Diocese de Leopoldina)

 


Seminário Arquidiocesano Santo Antônio eMiolo.com
Av. Barão do Rio Branco 4516 - 36026-500 - Juiz de Fora MG
(32) 3239-8600 - seminario@seminariosantoantoniojf.com.br