No próximo mês de Junho, o nosso Seminário estará festejando Santo Antônio, o nosso padroeiro.
Este ano iremos realizar o tríduo de Santo Antônio juntamente com a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, entre os dias 10 e 12 de Junho.
No dia 13 de Junho, dia de Santo Antônio daremos inicio a tradicional Feira de Santo Antônio que acontecerá até o dia 17 do mesmo mês.
Este ano iremos mais uma vez realizar o Concurso de Quadrilhas, o mesmo acontecerá na sexta-feira dia 15 de Junho a partir das 19h.
As incrições se inicia n próximo dia 12 de Maio e vai até o dia 10 de Junho, sendo que este no será limitado a participação, apenas 5 grupos poderão se apresentar, e o critério da escolha será a ordem de entrega das incrições, por isso o quanto antes realizar a inscrição melhor.
Então organize seu grupo, participe conosco, abaixo temos o regulamento do II Concurso de Quadrilhas, maiores informações ou dúvidas basta ligar para o telefone (032) 3239-8600 e procurar o Seminarista Leonardo Loures.
CAPÍTULO I – Da Finalidade
Art. 01 – O II Concurso de Quadrilhas do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, tem por finalidade valorizar, difundir e incentivar a Festa de Santo Antônio em nosso Seminário.
CAPÍTULO II – Dos Participantes
Art. 02 – As inscrições dos Grupos participantes no II Concurso de Quadrilhas serão entre os dias 12 de Maio a 10 de Junho de 2012, sendo que só participaram no máximo cinco grupos, sendo assim as cinco primeiras fichas entregues garantem a participação.
Art. 03 – As inscrições para participação no II Concurso de Quadrilhas deverão ser efetuadas em formulário próprio do Concurso e entregues no seminário ou enviados por meio eletrônico, para o e-mail: secretaria@seminariosantoantoniojf.com.br.
Maiores informações procurar o Seminarista Leonardo Loures no telefone (032) 3239-8600.
Art. 04 – As Quadrilhas Juninas deverão ser constituídas por no mínimo 12 (doze) pares e no máximo 24 (vinte quatro) pares. O não cumprimento a este item acarretará na perda de 02 (dois) pontos do somatório total das notas.
Art. 05 – É de responsabilidade das Quadrilhas Juninas a utilização de música ao vivo ou mecânica, ficando o seminário responsável pelo equipamento sonoro.
CAPÍTULO III – Das Exibições
Art. 06 - As Quadrilhas Juninas deverão estar no local de concentração, com todos os componentes devidamente caracterizados, meia hora antes do inicio de sua apresentação, ficando as mesmas, que não cumprirem com o horário estabelecido, penalizadas com a perda de 02 (dois) pontos do somatório geral dos jurados.
Art. 07 - A ordem de apresentação das Quadrilhas no II Concurso de Quadrilhas será definida através de sorteio meia hora antes do inicio, no caso as 18h30. Ficando definido que a Quadrilha que não cumprir o seu horário de entrada perderá pontos.
CAPÍTULO IV – Tempo de Apresentação
Art. 08 - Cada Quadrilha terá direito a 25 (vinte e cinco) minutos de apresentação, se a mesma ultrapassar o tempo determinado, perderá 05 (cinco) pontos do somatório total.
Art. 09 - De uma Quadrilha Junina para outra, haverá um intervalo de 05 (cinco) minutos, ficando o presidente da mesa autorizado para dar início à apresentação, assim que completar o tempo do intervalo.
Art. 10 - A Quadrilha que não entrar no seu horário marcado, perderá 05 (cinco) pontos do somatório total, e a que exceder o tempo determinado perderá 05 (cinco) pontos por cada minuto ultrapassado.
Art. 11 – A Quadrilha Junina será informada através do Presidente da mesa por placas indicativos de acordo com as cores:
a) Verde – Início da apresentação
b) b) Amarelo – Preparar para a saída (restam cinco minutos)
c) Vermelho - Tempo de apresentação esgotado (perda de pontos de acordo com o regulamento)
CAPÍTULO V – Da Comissão Julgadora
Art. 12 - A Comissão Julgadora será composta por 05 (cinco) representantes, onde cada jurado julgará todos os itens.
Art. 13 - Fica a Comissão Organizadora, responsável pela indicação dos jurados.
Art. 14 - - Serão somadas as notas de cada jurado de acordo com os itens a serem avaliados.
CAPÍTULO VI – Do Julgamento
Art. 16 – A Comissão Julgadora deverá analisar os seguintes itens:
a) Figurino;
b) Animação;
c) Coreografia e harmonia;
d) Marcador;
e) Repertório Musical
Art. 17 – Para efeito de julgamento, os itens julgados serão assim especificados:
a) Figurino: deve estar adequado à festa junina e de acordo com estilo, enredo e criação da Quadrilha. Deve-se levar em consideração a originalidade e a criatividade dos materiais utilizados na confecção do vestuário, deve-se também perceber e valorizar a harmonia das cores e o conjunto destas, sempre atentando para a temática abordada pela Quadrilha Junina.
b) Animação: Demonstração de um estado de alegria. A alegria espontânea da Quadrilha, vivacidade, entusiasmo. Deve-se perceber a exaltação prazerosa, o entusiasmo que se desenvolve durante a apresentação através do repertório, da simpatia dos brincantes, etc. Atenção para não confundir animação com algazarra.
c) Coreografia e harmonia: Dança coletiva dos pares da Quadrilha Junina. Deverá obedecer ao comando do marcador que indicará os passos a serem executados. Serão consideradas as diversidades das coreografias, graça e leveza das damas, elegância e desenvoltura dos cavalheiros. Atentar para que as inovações não descaracterizem a originalidade da dança Quadrilha. As Quadrilhas Juninas deverão apresentar passos tradicionais juninos. Em harmonia, entende-se pela organização, evolução dos passos, conjunto e desenvolvimento do tema proposto, caso a Quadrilha Junina o traga.
d) Marcador: Será julgado pela capacidade de dirigir e conduzir o grupo (por Gestos ou Voz) para a execução dos movimentos coreográficos, com segurança e precisão.
e) Repertório Musical: A música poderá ser gravada ou ao vivo. As músicas utilizadas deverão ser do ciclo junino, ou de acordo com o seu tema, caso a Quadrilha Junina o traga. A diversidade dos ritmos e, a seleção musical ficará condicionada à apresentação do espetáculo da Quadrilha.
Art. 18 - Em caso de empate entre 02 (duas) ou mais Quadrilhas, o critério de desempate no resultado geral, será a maior nota obtida obedecendo a seguinte ordem dos itens em julgamento:
1º) Coreografia e harmonia;
2º) Animação;
3º) Figurino;
4º) Marcador;
5º) Repertório Musical.
CAPÍTULO VII – Da Premiação
Art. 19 – Tendo cinco equipes participando serão premiadas as 03 (três) melhores Quadrilhas com troféus, e certificados, tendo quatro equipes serão premiadas as 02 (duas) melhores quadrilhas com troféus e certificado.
Art. 20 – A divulgação do resultado deverá ocorrer logo após a apresentação da última Quadrilha participante do Concurso.
_________________________________