Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Notícias
10/02/2012

Dom Clóvis Frainer visita o Seminário Santo Antônio

Uma vida pela causa do Evangelho e para o serviço da Igreja. Assim podemos dizer de Dom Frei Clóvis Frainer, OfmCap, Arcebispo emérito de Juiz de Fora. Nesta sexta-feira o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio recebeu com alegria sua visita após dez anos de sua aposentadoria. Ele veio para participar da Sagração episcopal de Monsenhor João Justino e na manhã desta sexta presidiu a celebração eucarística que contou com a participação de todos os seminaristas e formadores do Seminário. Dom Clóvis demonstrou sua grande alegria pela nomeação de Pe. João Justino como bispo auxiliar de Belo Horizonte e também a alegria de poder ver os avanços que aconteceram no Seminário ao longo destes anos. Em sua reflexão falou da importância do testemunho a que todos nós, padres e seminaristas, somos chamados a ter diante do mundo. Deixou a todos os seminaristas uma mensagem de incentivo e de ânimo, principalmente diante das dificuldades que a vida nos coloca. Sua trajetória de vida é um exemplo e esta visita foi uma oportunidade para relembrar fatos de nossa história eclesial.

 

Saiba mais sobre Dom Clóvis Frainer:

 

Dom Frei Clóvis Frainer nasceu na cidade de Veranópolis, no dia 23 de Março de 1931. Estudou nos Seminários Capuchinhos de Veranópolis e Vila Ipê, ingressando depois no Noviciado em Flores da Cunha, onde emitiu seus primeiros votos religiosos no dia 06 de janeiro de 1949. Estudou filosofia em Marau e teologia em Garibaidi e Porto Alegre. Recebeu a Ordenação Sacerdotal das mãos do Cardeal Dom Vicente Scherer no dia 27 de março 1955. Seus superiores o enviaram para Roma, onde se licenciou em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana e em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico.

Em 1976 obteve os títulos de Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em 1970, exerceu a função de Coordenador de Pastoral da Diocese de Santa Catarina. Em 1977, foi para o Mato Grosso do Sul, onde trabalhou na paróquia de Fátima, exercendo as funções de Coordenador de Pastoral e Professor de Escritura no Instituto Regional de Teologia.

Em janeiro de 1978, o Papa Paulo VI o elegeu para o episcopado. Seus primeiros anos de serviço episcopal foram exercidos no Mato Grosso do Sul, sendo o primeiro bispo da recém-criada Prelazia de Coxim, no Mato Grosso do Sul.

Atendendo ao pedido do Papa João Paulo II, foi transferido para Manaus, assumindo a Arquidiocese por 6 anos. Em maio de 1991, novo pedido foi-lhe feito. Dessa vez para assumir a Arquidiocese de Juiz de Fora, onde tomou posse em 15 de agosto de 1991. Dom Clóvis se destacou por ser um bispo pastoralista, sempre voltado ao povo. Se destacou também, pelo Mutirão Evangelizador, em preparação para o Ano Jubilar de 2000. Visitou toda a Arquidiocese, animando para as Assembléias Arquidiocesanas e para o Mutirão Evangelizador do ano 2000.

No dia 21 de Outubro de 2001 o Papa João Paulo II aceitou o seu pedido de renuncia, por ter alcançado o limite de idade. Desde 2007 reside na cidade de Porto Alegre.

 

 

 


Seminário Arquidiocesano Santo Antônio eMiolo.com
Av. Barão do Rio Branco 4516 - 36026-500 - Juiz de Fora MG
(32) 3239-8600 - seminario@seminariosantoantoniojf.com.br