Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Notícias
06/02/2012

Conheça o Brasão Episcopal do Monsenhor João Justino

O fundo azul do escudo indica a cor do céu e das virtudes que conduzem ao céu. Na primeira parte se encontra uma pomba, um dos modos bíblicos de representação do Espírito Santo, e uma estrela de ouro que representa Maria, a Estrela da Evangelização, no dizer do Papa Paulo VI (Evangelii Nuntiandi, 81). Estes elementos sinalizam a formação teológica do bispo, cuja tese doutoral versou sobre o Espírito Santo e Maria.

 

            Ao centro se encontra uma faixa ondulada e prateada, presente no brasão da Arquidiocese de Juiz de Fora. Representa um rio e recorda a origem do prelado, isto é, a Igreja e a cidade de Juiz de Fora.

 

            Na parte inferior há um livro aberto, explícita referência às Sagradas Escrituras. Recorda o ministério do teólogo que encontra nas Escrituras a alma da teologia. As letras gregas “alfa” e “ômega” apontam para Jesus Cristo, o princípio e o fim de todas as coisas (Ap 1,8).


            O lema “Para dar testemunho da luz” (In testimonium de lumine) inspira-se no Prólogo do Evangelho de João (1,1-18). Refere-se a João Batista, enviado por Deus. João não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz.


            O escudo apóia-se numa cruz dourada com aste também dourada. O ouro da cruz aponta para a inesgotável riqueza do mistério da cruz e da ressurreição.


            O escudo é coberto com um chapéu prelatício de cor verde com franjas verdes. Estes elementos indicam em heráldica a dignidade episcopal.

 

 (Este brasão é obra do designer gráfico e heraldista italiano Giuseppe Quattrociochi)

 

 


Seminário Arquidiocesano Santo Antônio eMiolo.com
Av. Barão do Rio Branco 4516 - 36026-500 - Juiz de Fora MG
(32) 3239-8600 - seminario@seminariosantoantoniojf.com.br