Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Notícias
03/02/2012

Seminário Menor Bento XVI é inaugurado

Nesta Sexta-feira dia 03 de Fevereiro, Festa de São Brás, a Arquidiocese de Juiz de Fora reinaugurou o Seminário Menor, que leva o nome do Santa Padre, o Papa Bento XVI. A sede do Seminário Menor irá funcionar onde hoje funciona o Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Conceição no bairro Benfica. A missa de reinauguração aconteceu na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, foi presidida pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, contou com a presença de vários padres, de todos os seminaristas de nosso seminário. O Monsenhor João Justino de Medeiros, que por muito tempo trabalhou em Benfica, e será ordenado Bispo no próximo Sábado na Catedral Metropolitana também esteve presente.

Centenas de leigos participaram da celebração, vindo de todos os lugares da Arquidiocese, caravanas de Santos Dumont, Rio Preto, Bocaina de Minas, marcaram presença nessa grande festa da Igreja Particular de Juiz de Fora. Duante a celebração o Monsenhor João Justino recordou a importância da Paróquia de Benfica ao longo da história na formação dos presbíteros de nossa Arquidiocese, Dom Gil Antônio Moreira também recorda que Benfica por muito tempo foi a casa de formação dos nossos seminaristas, e demonstrou sua satisfação em reabrir o Seminário Menor nessa Paróquia.

Nessa mesma celebração o Pe José Anchieta Moura tomou posso como reitor do Seminário Menor Bento XVI, além de pároco Solidário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica, Pe Tarcísio Marcelino Ferreira Monoay assume a função de diretor Espiritual do Seminário Menor.

O Seminário Menor será a casa de preparação de quatro adolescentes (Gabriel, Marcos Paulo, Rafael e Carlos Augusto) com idades de 15 e 16 anos que ainda não terminaram o ensino médio escolar. Eles concluem os estudos na Escola Estadual Almirante Barroso, que fica no mesmo bairro. As aulas começam no dia 6 de fevereiro. Além de cursarem o ensino médio, um professor particular deve orientá-los fora da escola. Também vão cursar matérias próprias do seminário, na nova casa.

O reitor do novo seminário e pároco solidário de Benfica, Pe. José de Anchieta Moura, afirma que este período serve como caminho de discernimento para os jovens. Para isso, vai ser realizado um trabalho com suas famílias e com a diretoria da escola. O Seminário Menor fica na Rua Tomé de Souza 195, Benfica.

Um pouco dos jovens do Seminário Menor

Marcos Paulo Rodrigues Pires(primeiro a esquerda) tem dezesseis anos é natural de Santos Dumont, irá cursar a terceira série do Ensino Médio,  desde cedo fez parte do grupo de coroinhas da Paróquia São Joaquim e Santa’Ana na própria cidade natal, bem novo já manifestava o desejo de ser Padre, também atuou em outras pastorais, como Liturgia, Apostolado da Oração e catequese. Tem sua inspiração em dois sacerdotes, o Padre Geraldo Neves e o Padre Márcio Aurélio Neves, atual pároco da Paróquia São Joaquim e Sant’Ana.  

Gabriel Florecenço Dias (segundo a esquerda) tem quinze anos de idade, é natural da cidade de Angra dos Reis/RJ, irá cursar o segundo ano do Ensino Médio, desde cedo faz parte dos grupos dos coroinhas, inicialmente em sua cidade, mas há seis anos mudou para Juiz de Fora, onde intensificou suas atividades na Igreja, atuando na Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, no Bairro São Dimas.

Rafael Lúcio da Silva Damasceno (terceiro a esquerda) tem  dezesseis anos é natural de Volta Redonda/RJ, ainda novo mudou para Santa Rita de Jacutinga, onde desde cedo atuava na Paróquia como coroinha, foi onde despertou sua vocação, muito inspirado em seu Pároco, Padre Eder Martins Machado, que sempre lhe apoiou e incentivou.

Carlos Augusto Faria Ribeiro (quarto a esquerda) tem dezesseis anos de idade, natural de Rio Preto/MG, irá cursar o segundo ano do Ensino Médio, ainda cedo entra para o grupo dos coroinhas de sua Paróquia, na época o Pároco era o Padre José de Anchieta, que hoje se tornou seu formador. Além de coroinhas o jovem atuou em outras pastorais, entre elas grupo de leitor, pastoral do dizimo, catequese  e participou do Grupo Jovem J.E.S.U.S. Carlos Augusto explica que a descoberta de sua vocação se deve muito ao Padre José Anchieta e ao seminarista José Maria.


Seminário Arquidiocesano Santo Antônio eMiolo.com
Av. Barão do Rio Branco 4516 - 36026-500 - Juiz de Fora MG
(32) 3239-8600 - seminario@seminariosantoantoniojf.com.br