Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Notícias
21/12/2011

Mensagem do Monsenhor João Justino a Arquidiocese de Juiz de Fora

Mensagem à Arquidiocese de Juiz de Fora na pessoa de seu
Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira
 
            Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Gil Antônio Moreira, meu prezado arcebispo. Escrevendo esta mensagem ao senhor quero que a mesma chegue a todos os meus irmãos e irmãs desta Igreja Particular de Juiz de Fora, na qual fui acolhido pelo santo batismo no dia 08 de janeiro de 1967 celebrado na Igreja Nossa Senhora do Líbano. Desde aquele dia em que fui iniciado na vida cristã minha vida foi toda voltada para Cristo e para sua Igreja. Ao ser nomeado Bispo Titular de Tullia e Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, respondo com o salmista: “Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me! Quero cumprir vossa vontade fielmente!” (Sl 118, 145). Espero confiante de que o Senhor me dará o “Espírito que vem em socorro de minha fraqueza” (cf. Rm 8,26).
            Muitos sentimentos estão em meu coração neste momento, desde a antecipada saudade à gratidão pelo dom da vocação cristã, depois presbiteral e, agora, episcopal.
            Quero expressar minha gratidão à Igreja, que através do sucessor de Pedro, o Santo Padre Bento XVI chamou-me ao serviço episcopal. Desejo viver este novo ministério em profunda comunhão com o Sucessor de Pedro. Sou muito agradecido à Igreja Particular de Juiz de Fora na pessoa dos Arcebispos Dom Clóvis Frainer, Dom Eurico dos Santos Veloso e Dom Gil Antônio Moreira, pela confiança depositada em mim, pelo investimento em minha formação, por tudo o que esta Igreja me pediu, ajudando-me a oferecer-me a cada dia nestes 19 anos de ministério presbiteral aqui vividos. Gratidão pela acolhida das comunidades e paróquias onde servi como padre, especialmente as Paróquias de Benfica, Bom Pastor e São Pedro. Agradeço ao presbitério de Juiz de Fora que me acolheu como irmão e me concedeu compartilhar a missão de evangelizar esta porção do Povo de Deus. Uma palavra especial e cheia de terno afeto à comunidade do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio onde ingressei em 1984 e vivi não menos do que 23 anos.
            Dentro de dois meses deverei partir para Belo Horizonte e colocar-me como servidor daquela Igreja em comunhão com Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo, com seus bispos auxiliares – Dom Joaquim Giovani Mol, Dom Luiz Gonzaga Fechio, Dom Wilson Angotti – com os padres e todos os fiéis leigos. Nas oportunidades que tiver de regressar a Juiz de Fora, Igreja e cidade onde estão minhas raízes, sei que me sentirei em casa no reencontro com meus irmãos e minhas irmãs.
            Convido a todos para a Celebração Eucarística de Ordenação Episcopal marcada para o dia 11 de fevereiro, às 9h30 na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora. Confio-me, Dom Gil Antônio, especialmente às suas orações e orientações a fim de que este tempo fecundo de minha vida entregue a Deus e à Igreja traga muitas graças para a Arquidiocese de Juiz de Fora no ano da celebração de seu Jubileu Áureo.
            Ao senhor Dom Gil Antônio Moreira e à toda a Igreja de Juiz de Fora, muito obrigado!
 
Juiz de Fora, 21 de dezembro de 2011
 
Pe. João Justino de Medeiros Silva
Eleito Bispo Auxiliar de Belo Horizonte


Seminário Arquidiocesano Santo Antônio eMiolo.com
Av. Barão do Rio Branco 4516 - 36026-500 - Juiz de Fora MG
(32) 3239-8600 - seminario@seminariosantoantoniojf.com.br