Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Notícias
26/05/2011

Concurso de Quadrilha é novidade na Feira de Santo Antônio

 

Aproxima-se o mês de Junho e com ele a festa de nosso Padroeiro Santo Antônio, em nosso Seminário as festividades inicia no próximo dia 01/06 (Quarta-feira) com o inicio da trezena de Santo Antônio às 18h.

Nos dias 10, 11 e 12/06 será realizado a tradicional Feira de Santo Antônio com barraquinhas de doces, canjica doce, coisas da roça, caldos, churraquinho, salgados, refrigerante, pescaria, bazar, música ao vivo. Tudo num ambiente familiar e cristão. E uma das grandes novidades desse ano será o Festival de Quadrilhas que acontecerá no dia 10/06 (Sexta-feira) a partir das 19h. Para participar basta entrar em contato conosco pelo e-mail: faleconosco@seminariosantoantoniojf.com.br

 

 

 

Confira o regulamento do mesmo:

01 – Os integrantes do grupo deverão estar devidamente caracterizados (roupas típicas de quadrilha).
02 – A apresentação da quadrilha deverá ter duração máxima de 20 minutos.
03 – A equipe deverá ser formada por 10 a 14 casais.
04 – Caberá a cada equipe trazer o cd próprio com a música para a apresentação.
05 – É indispensável começar a quadrilha no horário estipulado (de acordo com o sorteio que será realizado).
06 – Haverá premiação para o colocado.
07 – Critérios de Avaliação: Animação; Fantasia; Enredo; Entrosamento; Tempo (cumprimento)

 

História da Quadrilha:

O pesquisador Mário de Andrade a define como "dança de salão, aos pares, de origem francesa, e que no Brasil passou a ser dançada também ao ar livre, nas festas do mês de junho, em louvor a São João, Santo Antônio e São Pedro. Os participantes obedecem às marcas ditadas por um organizador de dança. O acompanhante tradicional das quadrilhas é a sanfona" .
 

A DANÇA DA QUADRILHA: A quadrilha é dançada em homenagem aos santos juninos ( Santo Antônio, São João e São Pedro ) e para agradecer as boas colheitas na roça. Tal festejo é importante pois o homem do campo é muito religioso, devoto e respeitoso a Deus. Dançar, comemorar e agradecer.Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por um número par de casais e a quantidade de participantes da dança é determinada pelo tamanho do espaço que se tem para dançar.

 


Seminário Arquidiocesano Santo Antônio eMiolo.com
Av. Barão do Rio Branco 4516 - 36026-500 - Juiz de Fora MG
(32) 3239-8600 - seminario@seminariosantoantoniojf.com.br