Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Seminarista Emerson
12/05/2012

Autor: Emerson de Assis Braz

"Caro irmão e cara irmã, paz e bem da parte de Deus nosso Pai! Meu nome é Emerson de Assis Braz, tenho 19 anos, sou natural de Juiz de Fora. A minha iniciação cristã se deu na comunidade Santa Clara (bairro Milho Branco), Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (bairro Francisco Bernardino), onde até hoje faço questão de manter laços, não só familiares, mas bem como de amizade e de pessoas que considero muito.
            A minha caminhada vocacional começou concretamente desde os seis anos, quando tive o desejo de servir o presbitério e ajudar o padre como coroinha. Com nove anos fiz minha Primeira Comunhão (na Comunidade Santa Clara) e integrei à equipe de liturgia de minha comunidade. Ao preparar-me para o sacramento da crisma, meus amigos e eu tivemos o desejo de criar um grupo jovem, e assim fizemos, a partir do grupo comecei a frequentar as reuniões da forania e lá, fui eleito com mais dois jovens para coordenar o Setor Juventude da forania e depois da arquidiocese.

 

            No processo que estava coordenando o Setor Juventude e no 2º ano do Ensino Médio o meu coração estava cheio de inquietações, pois todos os meus amigos de escola já tinham decidido o que fariam após terminarem este nível de ensino menos eu. Como sempre gostei muito de servir a igreja, de ajudar as pessoas e até mesmo no fundo, o desejo de ser padre conversei com o então vigário paroquial de minha paróquia e naquele mesmo ano (2009) comecei a fazer o DIVES (Discernimento Vocacional Específico).
            A minha vocação sempre esteve ligada à minha comunidade, pois nela percebi um profundo desejo de ajudar e servir o povo. E muito ligado a isso estava o padre diocesano que sempre estava junto nos serviços pastorais, celebrando a Eucaristia, oferecendo aos doentes a unção dos Enfermos, enfim dando tudo aquilo que só a igreja podia oferecer aquele povo.

           Fascinado com o estilo do padre que está pronto para servir o povo de Deus escolhi o Seminário Arquidiocesano para fazer meu caminho vocacional como já tinha dito. Como no ano de 2010 tinha que concluir o Ensino Médio fui acompanhado pelos padres formadores do Seminário e pelo meu pároco. Nesse mesmo ano tinha que tomar coragem para falar com meu pai que no ano seguinte iria entrar no seminário, pois ele não sabia ao menos que estava já fazendo um processo. Com o apoio de minha mãe e com certeza, com suas orações tomei coragem, falei com o meu pai e depois de um tempo acostumou com a ideia e no ano passado até participou do encontro de pais que tem no seminário. Hoje ele é feliz por minha escolha

Após um caminho de discernimento ingressei a comunidade do Propedêutico, que é um tempo de um ano para aprofundar melhor o carisma de um padre diocesano e aos poucos ingressar na rotina do Seminário. O ano do Propedêutico (2011) foi um ano muito bonito, repleto de sinais de Deus afirmando desde então que o caminho por enquanto é esse, sendo, sobretudo um ano que me fez amadurecer em muitos pontos de minha vida.

            Neste ano a comunidade do Propedêutico foi convidada a fazer parte de uma nova comunidade, a comunidade da Filosofia, com o desejo de continuar a caminhada. Eu e mais quatro irmãos de comunidade aceitamos e aqui estamos. Olhando um pouco para traz percebo que já vivi um pouco da bonita experiência de Deus em minha vida. Como essa vivência foi muito boa, quero avançar para águas mais profundas, com o desejo de lançar as redes e ajudar a muitos a viverem esse mar de coisas boas.

 

            Contudo termino aqui alguns pontos de minha história vocacional, deixando marcado o lema de minha vocação e que escolhi para motivar os meus anos que aqui no Seminário Santo Antônio passar, que é um versículo do evangelista Lucas, que o próprio Senhor diz ao povo: "Eis que estou no meio de vós como aquele que serve" (Lc 22b,27). Quero também, eu, estar com todo o povo de Deus simplesmente para servi-los e amá-los."


Seminário Arquidiocesano Santo Antônio eMiolo.com
Av. Barão do Rio Branco 4516 - 36026-500 - Juiz de Fora MG
(32) 3239-8600 - seminario@seminariosantoantoniojf.com.br